Pato Branco/PR
Maqforte

Novas leis, de autoria parlamentar, vão beneficiar o agronegócio em Santa Catarina

As leis são direcionadas para os suinocultores, combate ao crime nas áreas rurais e isenção ao pagamento de taxa para exames em animais

Notícias
2 MIN 12 jan 2023
Novas leis, de autoria parlamentar, vão beneficiar o agronegócio em Santa Catarina

O ex-governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, sancionou no final de 2022, três projetos de lei de autoria parlamentar que beneficiam o agronegócio. As normas foram publicadas no DOE (Diário Oficial do Estado) e já estão em vigor.


Uma delas é a Lei 18.575/2022, do deputado José Milton Scheffer (PP), que cria uma política de incentivo ao consumo de carne suína. Entre os objetivos está o estímulo à inclusão do alimento nas escolas, além de valorizar o trabalho dos suinocultores catarinenses.

O deputado citou a crise da suinocultura, agravada pelo excesso de produção, e outras dificuldades enfrentadas pelos produtores. O apelo da ACCS (Associação Catarinense dos Criadores de Suínos) também foi levado em conta para a formalização do projeto. A instituição inclui, ainda, a seca no Sul do Brasil e a guerra na Ucrânia como outros fatores que têm prejudicado o setor.


Abigeato


Já a Lei 18.577/2022, do deputado Valdir Cobalchini (MDB), institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. O conteúdo da lei apresenta mecanismos para o enfrentamento à criminalidade, bem como a atuação cooperativa dos órgãos de segurança.


“Em um mês, a Polícia Civil registrou cerca de 100 ocorrências. A gente sabe que, para cada um emitido, muitos outros boletins não são feitos. Nos últimos anos em Santa Catarina cresceu muito o número de crimes, não só de roubo de gado, mas de produtos, máquinas e implementos agrícolas. Isso tem prejudicado e desestimulado os agricultores. O campo fica muito exposto, com localidades afastadas entre si e distantes dos centros das cidades”, disse Cobalchini.


De acordo com a lei, os órgãos de segurança pública estabelecerão ronda permanente em áreas rurais como forma de prevenir e inibir ações criminosas. Também serão utilizados meios tecnológicos para monitoramento das áreas rurais e a Secretaria da Segurança Pública poderá firmar convênios com associações e outras instituições para auxiliar na viabilização de meios necessários para o atendimento da Política de Combate ao Abigeato e aos crimes em áreas rurais.


Foi vetado apenas o artigo 4º da lei, que ainda deverá ser analisada pelo Parlamento.


https://ndmais.com.br/agronegocios/novas-leis-de-autoria-parlamentar-vao-beneficiar-o-agronegocio-em-santa-catarina/




COMPARTILHE

SIGA-NOS

DESTAQUES DA REGIÃO

Veja o que aconteceu de importante na região.

MAQFORTE REALIZOU A ENTREGA DE UM IMPERADOR 3000 TOP

MAQFORTE REALIZOU A ENTREGA DE UM IMPERADOR 3000 TOP

SAIBA MAIS
Chegou o Portal do Operador Stara

Chegou o Portal do Operador Stara

SAIBA MAIS
MAQFORTE REALIZOU A ENTREGA DE UMA GUAPA SUPRA 44 WINTER

MAQFORTE REALIZOU A ENTREGA DE UMA GUAPA SUPRA 44 WINTER

SAIBA MAIS

Produtos Stara

Conheça nossa linha de máquinas agrícolas que trazem resultado positivo para você!

Distribuidores

Excelente precisão na distribuição por gravidade.

COMPRE AGORA

Autopropelido

O único autopropelido 3 em 1 do mundo!

COMPRE AGORA

Plantadeiras e Semeadoras

Plantio preciso e facilidade de transporte.

COMPRE AGORA

Distribuidores

Tradição aliada à qualidade de distribuição.

COMPRE AGORA

ONDE ESTAMOS